Você realmente sabe para que serve o Cloro?

O cloro é um gás em temperatura ambiente. O sal de mesa comum (cloreto de sódio, NaCl) é metade cloro, e uma simples reação eletroquímica com a água salina produz gás de cloro facilmente. Essa mesma reação produz o hidróxido de sódio (NaOH), e misturando gás de cloro com o hidróxido de sódio você tem o hipoclorito de sódio (NaOCl). Quando você compra um litro de alvejante no armazém, o que você está comprando é o hipoclorito de sódio químico misturado com água em uma solução de 5,25%. Você está comprando água salina que foi modificada levemente pela eletricidade.

O cloro no alvejante é o mesmo da água potável e da piscina. De fato, você pode usar o cloro branqueador para tratar a água da piscina ou a água potável. Um galão de alvejante fornece 1 parte por milhão (PPM) de cloro para 60.000 galões (250.000 litros) de água. Normalmente, uma piscina é tratada em uma medida de 3 PPM, e a água potável é tratada com 0,2 a 3 PPM, dependendo do nível da contaminação e o tempo de contato.

O cloro é usado em piscinas e água potável porque é um ótimo desinfetante. É capaz de matar bactérias e algas, entre outras coisas. O cloro também funciona como um grande removedor de manchas, mas não devido ao cloro propriamente. As manchas naturais, como também tinturas, produzidas por qualquer coisa, desde o mofo à grama, vêm de compostos químicos chamados cromóforos. Os cromóforos podem absorver luz com comprimentos de onda específicos, originando o colorido. Quando o cloro reage com a água, produz ácido clorídrico e oxigênio atômico. O oxigênio reage facilmente com os cromóforos para eliminar a parte de sua estrutura que causa a cor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *